No fim-de-semana prolongado Bragança acolheu um encontro de jovens cabo-verdianos que estudam em estabelecimentos do ensino superior em Portugal. Mais de mil estudantes participaram neste 22º encontro, que contou com a presença do Ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente e com o assessor da embaixada em Lisboa, João Silva. Um sarau cultural encheu o Teatro Municipal e durante os três dias realizaram-se atividades desportivas e de convívio, palestras e um workshop de Funaná, uma dança típica daquele país, que está a fazer sucesso pelo mundo inteiro e, em Bragança, atraiu alunos de outras paragens que também estudam no Instituto Politécnico.
A comunidade de estudantes cabo-verdianos já atinge cerca de 600 pessoas e, por isso, um dos projetos em análise foi a localização da sede da Associação de Estudantes Cabo-Verdianos em Portugal poder vir a localizar-se na capital do distrito. Sandra Ngokwey, atual presidente da associação local de estudantes africanos, uma cabo-verdiana que também tem origens no Congo, está convencida que essa expectativa se virá a concretizar, contando com o apoio dos responsáveis do IPB e do município brigantino.
Sobre dificuldades que têm sido divulgadas no que respeita ao alojamento de estudantes na cidade, Sandra Ngokwey considera que tais dificuldades só existiram enquanto os alunos estrangeiros procuraram alojamento preferencialmente nas proximidades das escolas, já que ao alargarem a procura a outras zonas da cidade o problema ficou muito atenuado.
Adiantou ainda que o município de Bragança já mostrou disponibilidade para estudar novas frequências e linhas para os transportes urbanos, de modo a facilitar a mobilidade da população estudantil que procura Bragança todos os anos.
Quanto às perspetivas de o IPB continuar a atrair mais jovens de Cabo Verde, garantiu que o fluxo tende a aumentar, até porque em termos financeiros não é tão pesado estudar em Bragança como acontece nas grandes cidades.
A associação anuncia ainda que, em breve, a cidade de Bragança poderá ter a visita do Primeiro Ministro e do Presidente da República de Cabo Verde.
Publicado por: “Jornal Nordeste”