IPB com mais 83 vagas

O Instituto Politécnico de Bragança tem mais 83 vagas disponíveis do que no ano passado no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Ao todo, são 1908 vagas para 44 cursos. “Temos um curso novo, de Relações Lusófonas e Língua Portuguesa, e um outro que mudou de designação”, explicou ao Mensageiro Sobrinho Teixeira, presidente da instituição. O novo curso é ministrado em inglês e tem 30 vagas. Já engenharia alimentar abre com 25 vagas, e será ministrado em parceria com os politécnicos de Viana e do Porto, numa licenciatura inovadora.
“A nossa perspetiva é crescermos bastante em alunos internacionais”, perspetiva Sobrinho Teixeira. “Quer em número de estudantes da lusofonia, quer em número de estudantes de outros países. É importante porque temos mais alunos, é importante para visibilidade do instituto e para se perceber o esforço e o retorno deste esforço.
Ao nível daquilo que foram as entradas no ano letivo presentes de licenciaturas e mestrados integrados, meteu mais gente o IPB do que todas as instituições do distrito de Lisboa juntas. Pode-se perceber, temos 380 novos alunos estrangeiros e todas as instituições do distrito de Lisboa não chegaram aos 300”, sublinhou. Este ano, por decisão do Governo, as áreas de Física Médica e Informática são aquelas em que houve maior aposta, pois perspetiva-se a falta de profissionais destas áreas no futuro. Por outro lado, o facto de, pela primeira vez, acederem alunos dos cursos TESP, que vieram substituir os CETs, poderá dar ainda maior impulso às matrículas. Este ano, houve ainda alguns cursos que sofreram pequenos ajustes. Por exemplo, enfermagem veterinária tem 60 vagas, mais dez do que no ano passado. Já Engenharia do Ambiente tem 35 vagas, menos uma do que em 2016. Biologia e Biotecnologia tem 33 vagas, mais 30 do que em 2016.
Na ESACT, Gestão e Administração Pública Informática e Comunicações, tem 30 vagas, mais seis do que no ano passado.

Publicado em: “Mensageiro de Bragança”