Ex-Aluno do IPB Jorge Alves foi eleito «Enólogo do Ano»

Recentemente também foi galardoado com o prémio «Produtor do Ano de Vinhos» pela «Revista de Vinhos»

Jorge Alves foi eleito «Enólogo do Ano» de 2018 pela Revista «Vinho Grandes Escolhas». O enólogo é natural de Mirandela e é licenciado em Agronomia, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
Para Jorge Alves é uma distinção que o deixa orgulhoso, resultado de uma carreira de 25 anos, com marcas de vinho com uma grande notoriedade no mercado.
“Esta distinção significa muita coisa porque é um prémio muito cobiçado pelos enólogos portugueses, ainda por cima o sector está com um crescimento enorme tanto em Portugal como no estrangeiro. Na parte técnica os enólogos estão sempre a fazer o melhor que podem para alcançar esta distinção. Para mim significa muito, são 25 anos de trabalho e o facto de termos feito durante este tempo alguns bons vinhos e com consistência e estar em projectos de notoriedade, permitiram chegar a este prémio”,
O agora «Enólogo do Ano» sempre trabalhou com vinhos do Douro, apesar de também ter trabalhado com vinhos Dão, Alentejo e Verdes. “Mas muito focado na região demarcada do Douro, em vinhos DOP e vinhos do Porto. Depois, trabalho também para empresas que têm projectos fora do Douro, que por obrigação acabei por acumular esses trabalhos de enologia”, acrescentou Jorge Alves. Recentemente também foi galardoado com outro prémio «Produtor do Ano de Vinhos» pela «Revista de Vinhos», com o projecto «Quanta Terra».
Jorge Alves, de 45 anos, começou o seu percurso profissional
na Adega Cooperativa de Alijó, Espumantes Vértices, Quinta do Portal e Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo. Também o IPB, em nota de imprensa, se congratula com o prémio atribuído a Jorge Alves, o que “muito orgulha a academia transmontana”.

Publicado por: “Jornal Nordeste”