Investigadores do IPB lançam livro para ajudar a lidar com a diabetes

Quatro investigadores do Instituto Politécnico de Bragança decidiram juntar esforços e escrever um manual para ajudar a lidar com a doença diabetes no dia a dia.
André Novo, Eduarda Barreira, Ana Maria Pereira e Josiana Vaz apresentaram o livro “Envelhecer com diabetes: o que nos diz a ciência?” no passado sábado, no Praça 16, em Bragança.
“Este é o resultado de um conjunto de vontades. A Eduarda lançou o repto para juntar áreas diferentes (análises clínicas, nutrição e dietética, enfermagem de reabilitação e exercício físico) Escrevemos manual de cuidados e de
intervenções para pessoas com diabetes e de que forma se pode envelhecer com outro tipo de cuidados relativamente aos marcadores bioquímicos, ao exercício físico e planos nutricionais. Tentámos desconstruir linguagem científica”, explicou André Novo, porta-voz do grupo. O livro é dedicado “para qualquer pessoa”. “É um manual que tanto cuidadores, doentes e profissionais de saúde encontrem informação rapidamente”, frisou.
“Tem dicas sobre o que comer, sugestão de alimentos mais recomendados.
Algumas atividades físicas que podem ser desenvolvidas pelos idosos diabéticos sem que os exercícios lhes causem danos”, concluiu Eduarda Barreira.

Publicado por: “Mensageiro de Bragança”